70% dos brasileiros tem deficiencia ou ausência de enzima que digere a lactose

Cada vez mais, os médicos e nutricionistas estão se opondo ao consumo do leite. Cerca de 70% dos adultos brasileiros tem intolerância a lactose, que significa deficiência ou ausência da enzima que quebra o leite no organismo.

Para digerir o açúcar presente, o nosso sistema digestivo tem de produzir uma enzima chamada lactase. A condição pode ser congênita ou aparecer com o envelhecimento.

70% dos adultos brasileiros tem intolerância a lactose

Essa deficiência pode existir em três níveis distintos:

  • Leve,
  • Moderado e
  • Severo.

Os sintomas da intolerância são:

  • Náuseas,
  • Dor na região abdominal,
  • Irritação intestinal e
  • Diarreias.

Esses sinais costumam aparecer entre 30 minutos à uma hora após a ingestão. Ainda não existe um tratamento para curar a intolerância e produzir a lactase. Os sintomas são controlados através de medicamentos e dietas.

Em contrapartida, a ingestão do leite (três copos ao dia) ajuda um adulto cumprir suas recomendações de cálcio. Os nutrientes presentes no leite são indispensáveis para o corpo humano:

  • Resistência óssea,
  • Sistema imunológico e
  • Previne as cáries.

Para quem não tem intolerância, a gama de alimentos derivados é imensa e existem milhares de opções saudáveis e balanceadas para se obter os resultados positivos que a ingestão da lactose pode trazer ao humano.

Salmão e vegetais de folhas verdes escuras são ricos em cálcio

Já para os intolerantes é necessário cuidado ao escolher os alimentos e optar sempre por aqueles que avisam expressamente que não contem lactose. Peixes, como o salmão, sardinha e bacalhau são ricos em cálcio devem ser aliados aos vegetais de folhas verdes escuras.

Os grãos, como grão de bico, gergelim e linhaça não ficam pra trás no fornecimento de cálcio. Existem diversas receitas (principalmente veganas) que trazem alternativas suculentas para aqueles que não podem ou até não querem mais ingerir lactose.

Linhaça, grão de bico e gergelim são usados por quem restringe a lactose

Basta alguns minutos de pesquisa para descobrir que é muito fácil fazer um sorvete caseiro sem lactose ou até um macarrão de legumes sem glúten!

O tofu é o mais versátil entre as opções, sendo perfeito para misturar com outros alimentos. Ele absorve o sabor de tudo e ainda é riquíssimo em proteínas, cálcio, ferro e magnésio, tudo isso com baixa caloria.

É imprescindível cuidar da saúde e ter alimentação balanceada. As mudanças de hábito podem ser difíceis no início, mas são muito importantes para a manutenção do bem estar.


Publicidade