Dieta da moda pode prejudicar saúde enfraquecendo sistema imunológico

Afinal, glúten faz bem ou mal para a nossa saúde?

Essa é uma pergunta recorrente para quem se preocupa com a alimentação e tenta manter um dia a dia mais saudável.

Glúten está presente em vários cereais saudáveis

O glúten é uma proteína que está presente em vários cereais:

  • Centeio,
  • Cevada,
  • Aveia e
  • Trigo.

Ele dá elasticidade para vários alimentos, como por exemplo, bolo e pão.

Quando o padeiro sova a massa criam-se as redes de glúten capazes de aprisionar o gás carbono expelido pelas leveduras do fermento, fazendo com que o pão cresça e fique macio.

Glúten faz com que pães e bolos fiquem macios e fofos

A humanidade vem consumindo produtos com glúten há muito tempo, não há problema algum em comê-los, a não ser por um problema de saúde, como a doença celíaca.

Estima-se que 1% da população sofra dessa doença, que é quando o glúten não é aceito pelo intestino.

O organismo desses pacientes age como se essa proteína fosse um invasor, liberando células de defesa que começam a atacar a região.

Com isso, as vilosidades intestinais responsáveis por absorver os nutrientes da comida.

Elas ficam inflamadas e acabam interferindo no funcionamento do intestino e no estado nutricional da pessoa, causando diarreia, inchaço, dor e até distensão abdominal.

O glúten é visto como um vilão das dietas para muitas pessoas, mas não é bem assim. Como ele é abundante em alimentos ricos em carboidratos, fica a impressão que ele faz mal.

Pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, mostraram que acrescentar as palavras: “orgânico”, antioxidante” e “sem glúten” no rótulo faz com que as pessoas achem que o alimento é mais saudável do que ele realmente seja.

Não é só porque o alimento é sem glúten que ele, necessariamente, seja menos calórico ou mais saudável.

De acordo com o endocrinologista, Marcello Bronstein, professor de endocrinologia e metabologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o glúten ajuda a controlar a glicemia e os triglicérides, aumentando a absorção de vitaminas e minerais, melhorando a flora intestinal e deixando o sistema imunológico mais forte.

Existem vários benefícios que o glúten pode trazer para uma dieta balanceada, ou seja, não faz bem cortar os alimentos com glúten, a não ser por ordens médicas ou quando se é diagnosticado com a doença celíaca.


Publicidade