Mistura de dois ingredientes promete transformar sua pele e cabelos

Eficiente agente de hidratação, o bepantol deixou de ser apenas uma pomada para assadura e recebeu funções diversas na utilização cosmética, ganhando assim o gosto popular entre as mulheres e homens.

Maria Eduarda Desiree Prestes é estudante e não dispensa o uso desse produto.

“O bepantol funciona, para mim, como um excelente hidratante para os cabelos. Sempre tive madeixas longas e hidratá-las é fundamental, misturo no xampu e uso diariamente”, relatou.

Você pode embebedar um algodão e passar no rosto

Segundo a bióloga e farmacêutica, Milena Costa, o princípio ativo do bepantol é o dexpantenol (um álcool, pré-cursor do ácido pantatênico que age como agente eutrófico da pele e mucosas. Sua deficiência pode significar descamação e despigmentação cutânea) ou o pró-vitamina b5.

“Nos cabelos ele hidrata e regenera, aplicado diretamente nos fios ou misturado no xampu, condicionador ou hidratante. Ele, também, pode ser usado no rosto, pois possui ação regeneradora e hidratante, óleo de amêndoas, ceras e uma lanolina fina. O melhor desse produto é pôde ser aplicado quantas vezes a pessoa achar necessária, até que a regeneração da pele ou fios capilares esteja concluída”, explicou.

Maria Eduarda ainda explica que a eficiência do bepantol se estende para os lábios.

“Quando o frio chega, não existe maneira melhor de hidratar os lábios e evitar o ressecamento”, enfatiza.

Bepantol é mais eficiente que manteiga de cacau

Seu princípio ativo vai além da hidratação, também fortalece as unhas contra escamações e age como clareador nas axilas e virilha. Mas é preciso ficar atento.

Marly Cristina Borges, farmacêutica, lembra que apesar de todos os benefícios, o bepantol tem uma única contraindicação.

“Ele é um agente fundamental para regeneração da pele, porém não é eficaz sem o uso do protetor solar. O efeito só é plausível com a utilização consciente desses dois produtos”, conta.

Bepantol também pode ser utilizado antes da remoção das cutículas

Marly, ainda explica que as características farmacológicas do dexpantenol é que ele se transforma rapidamente nas células da pele e das mucosas em ácido pantatênico.

O ácido pantatênico é um componente da coenzima A, necessária para os processos de regeneração e cicatrização da pele e das mucosas. De acordo com a bula, o ácido pantatênico estimula a multiplicação das células basais, que realizarão a epitelização da epiderme e dos fibroblastos que promovem a síntese do colágeno, constituinte fundamental da derme.

Bepantol é muito utilizado na recuperação da pele após uma tatuagem

“Ou seja, seu processo fundamental consiste na regeneração. Por isso ele virou um dos produtos principais no nécessaire feminino. É importante enfatizar, que apesar da procura principal ser por mulheres, não há contraindicações para homens”, finalizou.


Publicidade