Provado: bebida escura consumida no mundo inteiro é antidepressiva

Puro, expresso, cappuccino, latte, com leite, mocha, pingado…

São várias as formas de saborear essa delícia que é o café, uma das bebidas mais consumidas do mundo. Não se sabe ao certo como o café começou ser utilizado como alimento.

É possível tomar café em diferentes bebidas

 

A história mais difundida e aceita é a do pastor Kaldi, que viveu onde, hoje, é a Etiópia, na África, há mais de mil anos.

Kaldi percebeu que suas cabras ficavam cheias de energia quando mastigavam uma pequena fruta, que crescia em alguns campos de pastoreio.

Ele comentou o fato com um monge da região, que decidiu experimentar o fruto na forma de infusão. Notou que se sentia muito mais acordado nas longas noites de leitura.

Ao passar a informação para os outros monastérios, o café começou a ser difundido. Além da riqueza de sabor e da história, o café traz ótimos benefícios para o nosso corpo.

Cientistas da Universidade Johns Hopkins concluíram que o café é bom para a memória, pois auxilia no processo de consolidação da mesma.

Pesquisadores de Harvard provaram que o café pode atuar como um ótimo antidepressivo, pois ele estimula o sistema nervoso central e aumenta a produção de neurotransmissores, como noradrenalina, dopamina e serotonina.

 

Benefícios do café vai além de só nos manter acordados

Agindo na melhora do sistema respiratório, é um excelente antioxidante, combatendo inflamações e, consequentemente, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares e inflamatórias.

Além de ajudar a evitar:

  • Câncer de fígado;
  • Câncer de pele;
  • Câncer de mama e
  • Diabetes tipo 2.

Entre todas essas vantagens, entra aquela que é provavelmente a mais conhecida: o café é um excelente energético.

A cafeína, substância principal do café, é um poderoso estimulante que age no cérebro inibindo a adenosina, que funciona como um calmante.

Ele faz com que o cérebro fique mais alerta e concentrado, ajudando no raciocínio.

É bom lembrar que, para usufruir desses benefícios é necessário ter moderação.

Estudos sugerem que não devemos ingerir mais que 300mg de cafeína por dia, o equivalente a mais ou menos 480 ml de café coado, desses que bebemos no dia a dia.

Atenção para a quantidade diária recomendada

 

Seja para adoçar o seu dia ou para dar aquela despertada em uma longa jornada de trabalho, é muito bom saber que além de ser delicioso, o café é um poderoso aliado para prevenir doenças e ajudar ter uma vida cada vez melhor.


Publicidade